Gilliane França
Evaristo[1]
Tizoko
Morchila Kishimoto, foi chefe do departamento de Metodologia de Ensino e
Educação comparada d Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Coordenadora do laboratório de brinquedos e matérias pedagógicos da mesma
instituição, sendo também professora livre-docente, é responsável por cursos de
pós-graduação e especialização na área de educação infantil. A mesma realiza
pesquisas e publica livros e artigos sobre educação infantil, brinquedos e
brincadeiras.
A compreensão da brincadeira e jogos
é bastante ampla aonde, a obra vem trazer tais abordagens que podem ser usadas
para aprendizado da criança. A definição da palavra jogo é bastante relevante,
pois, cada sujeito poderá interpretá-la de uma maneira. O brinquedo proporciona
a criança um mundo imaginário, onde se dá início a criação do lúdico de cada
um.
A relação existe entre o jogo e a
educação, é que o jogo é considerado uma forma de recreação infantil, uma
cultura presente desde a antiguidade greco-romana, porém o intuito dos jogos
vai além da tarefa recreativa pode favorecer o ensino dos conteúdos em sala de
aula, estabelecer as necessidades de cada quadro infantil e mostrar
diagnosticamente as personalidades das crianças. O brinquedo proporciona à
criança as formas se saber através da brincadeira, onde a função lúdica vai
propiciar a diversão para os mesmos fazendo assim um estimulo educativo, trabalhando
a compreensão de mundo.
Podemos enxergar diversas
brincadeiras , sendo elas as brincadeiras tradicionais, que prevalece a questão
cultural em que o sujeito está inserido que vai passando de gerações em
gerações, as brincadeiras de faz-de-conta, que trata-se de uma brincadeira
simbólica onde a imaginação do indivíduo irá prevalecer, que estimula a
oralidade tratando de crianças de 2 e 3 anos, quando a realidade da criança
muda as brincadeiras também se modificam.
É
através dos brinquedos que a criança vem desenvolver sua comunicação, o
brinquedo é um objeto de socialização, a brincadeira ou brinquedo aparece na
realidade para que se possa viajar em meio as fantasias e explorar o mundo que
irá se encontrar.
O material pedagógico usado pelo
educador não deve ser utilizado com um objeto de estética e sim ir além do que
a o mesmo proporciona fazendo assim,um relação para que o aluno desenvolva seu
potencial de aprendizado, com o objetivo de aprender brincando.
A obra é concluída falando sobre as
práticas dos jogos, brinquedos, brincadeiras e a educação e como é vista pelos
profissionais que atuam nesta área de trabalho, onde foi realizada uma
experiência de prática com os professores e alunos segundo as metodologias das
brincadeiras com aprendizado e desenvolvimento das crianças.
Portanto a obra trata das
metodologias em que o jogo abrange como aprendizado pra as crianças, onde a
autora e colaboradores abordam brevemente tais abordagens lúdicas, o que nos
leva q refletir sobre a relações existentes em tais atividades, tratando-se de
uma crítica construtiva o livro tem como base os autores que possuem a teoria
do brincar como desenvolvimento, sendo eles: Piaget, para ele quando a criança
brinca ela assimila sua visão de mundo,e Vygotsky, a criança ao passar do
concreto para o abstrato não acontece continuidade relacionando a imaginação. Apesar das teorias em hora se
intercalarem, hora se difundem, pois tratam de uma mesma linha de aprendizado
mais de forma diferente, o que poderá implicar na compreensão do leitor.
A obra é indicada aos professores e
sujeitos que trabalhem na linha de ensino com Educação Infantil, devido à
análise de demonstrações sobre os jogos, onde o mesmo não é somente material
lúdico, e sim, incorpora aspectos afetivos que vem tornar o ensino e
aprendizagem como atividades significativas. Fonte: KISHIMOTO, Morchila Tizuko.Organizado.Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 9ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Muito bom seu texto, me inspirou na elaboração e conclusão do meu trabalho de curso.
ResponderExcluirEssa Educadora é o máximo explica muito bem e sabe defender sua teoria!
ResponderExcluirEste livro mostra como o brincar surge ao longo da história da humanidade relacionando assim a criança e á educação , com excesso de recreação com atividades inúteis gastando as energia das crianças mas esse livro nos mostra a importância do desenvolvimento da criança
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