O
brincar apresenta características diferentes de acordo com o desenvolvimento
das estruturas mentais, existindo, segundo Piaget, 3 etapas fundamentais:
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Elabora
então as suas brincadeiras à volta da exploração de objetos através dos
sentidos, da ação motora, e da manipulação - características dos "jogos de
manipulação". Estes jogos oferecem sentimentos importantes de poder e
eficácia, bem como fortalecem a autoestima. Deste modo, constituem peças
fundamentais para o desenvolvimento global da criança.
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O
jogo simbólico oferece à criança a compreensão e a aprendizagem dos papéis
sociais que fazem parte da sua cultura (papel de pai, de mãe, filho, médico,
etc.).
A
partir dos 7 anos – Por fim, as brincadeiras e jogos com regras tornam-se
cruciais para o desenvolvimento de estratégias de tomada de decisões. Através
da brincadeira, a criança aprende a seguir regras, experimenta formas de
comportamento e socializa, descobrindo o mundo à sua volta. No brincar com
outras crianças, elas encontram os seus pares e interagem socialmente,
descobrindo desta forma que não são os únicos sujeitos da ação e que, para
alcançarem os seus objetivos, deverão considerar o fato de que os outros também
possuem objetivos próprios que querem satisfazer.
Fonte: COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Vol.2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Amei seu blog e suas postagens!
ResponderExcluirMeu TCC será sobre O Brincar na Educação Infantil.
Já anotei as dicas de livro, seu blog me ajudou muito.