O
brincar apresenta características diferentes de acordo com o desenvolvimento
das estruturas mentais, existindo, segundo Piaget, 3 etapas fundamentais:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1VHdBjrdB72X2zeHUU5JRQCBfd3EecXpQmqkjp9elaa2bOKpjIwsh2HoJMCsTCsFH8Dvk71H60Cl35gTV8jQvBkMcNLDaEbOKfhkSlwBHkxxr3UMRq063E4swFK__DrPne1caBURFGNw/s1600/images+(1).jpg)
Elabora
então as suas brincadeiras à volta da exploração de objetos através dos
sentidos, da ação motora, e da manipulação - características dos "jogos de
manipulação". Estes jogos oferecem sentimentos importantes de poder e
eficácia, bem como fortalecem a autoestima. Deste modo, constituem peças
fundamentais para o desenvolvimento global da criança.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGgXKJYN7rSWh7lD0P3SYZTG0WPrdmMsab7GyTpcnF25LyADwAZVR-t6J0OcutQz0AHzoojQ8qWq4qwBShaqsKtQxu0XL6mVuCr9jBQoYzx-aeflvH1CK4UCwzH0dp_2i7TsuMeJ-abwU/s1600/images+(1).jpg)
O
jogo simbólico oferece à criança a compreensão e a aprendizagem dos papéis
sociais que fazem parte da sua cultura (papel de pai, de mãe, filho, médico,
etc.).
A
partir dos 7 anos – Por fim, as brincadeiras e jogos com regras tornam-se
cruciais para o desenvolvimento de estratégias de tomada de decisões. Através
da brincadeira, a criança aprende a seguir regras, experimenta formas de
comportamento e socializa, descobrindo o mundo à sua volta. No brincar com
outras crianças, elas encontram os seus pares e interagem socialmente,
descobrindo desta forma que não são os únicos sujeitos da ação e que, para
alcançarem os seus objetivos, deverão considerar o fato de que os outros também
possuem objetivos próprios que querem satisfazer.
Fonte: COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Vol.2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Amei seu blog e suas postagens!
ResponderExcluirMeu TCC será sobre O Brincar na Educação Infantil.
Já anotei as dicas de livro, seu blog me ajudou muito.